segunda-feira, 10 de abril de 2017

HISTÓRICO E INFORMAÇÕES DA BMER

Nome da Corporação: BMER – Banda Marcial Escola Rosete
Escola: EREM Professora Rosete Bezerra de Souza

Regente: Fausto Simões
Gestora: Jucineide Araújo
Baliza: Daniele Vasconcelos
Cidade – UF: Iguaracy – PE
Data de Fundação: 07/09/1996

HISTÓRICO DA CORPORAÇÃO:

 A BMER – Banda Marcial Escola Rosete, da EREM Professora Rosete Bezerra de Souza, foi fundada em setembro de 1996 através da iniciativa da Gestora da época Rivonete Veras. Que fez uma campanha bem sucedida para doação de instrumentos musicais na comunidade escolar. Após um tempo desativada foi reativada pela atual gestora Rosangela Queiroz em parceria com o atual regente Fausto Simões que desde então se dedicaram em adaptá-la para participar da Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras, onde no seu primeiro ano no concurso em 2014, foi campeã em sua categoria, ficando com: 1° Lugar – Banda/ 1° Lugar – Regente/ 1° Lugar – Corpo Coreográfico e 1° Lugar – Mór.

          E na VI Etapa da VII Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras de 2015 ficando com: 2° Lugar – Banda/ 1° Lugar – Regente/ 1° Lugar – Corpo Coreográfico e 2° Lugar – Mór.

          A Banda é composta por 30 componentes distribuídos em corpo musical - com instrumentos de percussão rudimentar e melódicos, corpo artístico e pavilhão cívico. Com alunos de 11 a 25 anos na tentativa de melhorar suas habilidades musicais e de coordenação. Além de incluí-los em uma atividade extra classe para melhor aproveitamento do seu tempo.

COMPOSIÇÃO DA BMER:

ü  Corpo Musical – Percussão Melódica: Lira e Glockenspiel.
ü  Corpo Musical – Percussão Rudimentar: Bumbo (Fuzileiro), Caixa, Quinton (Quintotom), Tom Marcial, Pratos.
ü  Corpo Artístico: com oito estudantes que executam coreografias para as musicas tocadas pela banda com passos populares e clássicos, fazendo uso de um instrumento principal – a bandeira coreográfica. Nesse grupo também se enquadra a figura do Mór que é o segundo comandante da corporação, responsável por guia-la em percurso de desfile, fazer formação de apresentação de rua e de palco bem como pedir cadencias e comando de ordinário e alto.
ü  Pavilhão Cívico – Compõe-se de alunos que conduzem o cartel com a identificação da banda, escola e cidade de origem e também o pavilhão com as bandeiras cívicas municipal, estadual e nacional com suas respectivas guardas de honra.

CATEGORIA:

A BMER se enquadra na categoria BANDA DE PERCUSSÃO MELODICA. Para entender existem a Banda de Percussão Rudimentar que é a categoria composta por instrumentos de percutir que não possuem nota definida como bumbo e caixas por exemplo, instrumentos que pedem rudimentos especiais em sua técnica. Já a Banda de Percussão Melódica compõe-se dos instrumentos de percussão rudimentar mais os instrumentos de percussão melódicos que são aqueles com som de notas definidas como a Lira, o Glockenspiel ou a Marimba.

Outras categorias existentes: Banda Marcial de Metais e Percussão, Banda Musical, Fanfarra, Marching Band ou Banda Show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário